terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Já pensou em uma refeição dessas?


Enquanto no Brasil a presença de um rato gera desconforto e desespero nas pessoas, já que este é considerado um animal anti-higiênico, em Moçambique eles são criados para alimentação, libertação e até servem como fonte de renda. Alguns moradores possuem negócio de caça e venda de desses bichos, pois são fonte de proteína e nutrientes para os mais pobres que só podem ter acesso a esse tipo de carne.
Ainda há minas terrestres no país africano devido aos conflitos armados ocorridos. Para não causarem acidentes, elas estão assinaladas com caveiras e ossos cruzados. A maior curiosidade é que os ratos são treinados para desviarem dessas minas. Pois é, os mesmos ratos considerados inúteis e uma praga aqui, rendem dinheiro, refeição diária e até possuem mais inteligência do que muitos imaginam.
Apesar de tudo ainda existem problemas pela caça de ratos, pois para captura-los é preciso incendiar matas com o objetivo de assustá-los. Com isso, a natureza vai sendo destruída sem nenhum planejamento ou cuidado para recriá-la. Isso é um problema, mas com a pobreza, o alimento vêm em primeiro lugar. Para os mais curiosos, segue o vídeo abaixo sobre o treinamento dos ratos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário